Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Palavra de homem


Um pouco de amargura não resolve.

Um pouco de amargura

se dissolve,

se nesta cidade

não conheces o outro

que está perto e pouco.



A palavra de homem em tua boca

espera a palavra e o nome

de peso e cobre.

Espera a voz do outro

que acusa a palavra pouca

e explode a armadura

dessa amargura rouca.



Falar não salva o homem.

- Estás na outra

palavra do outro

perto e solto.

Falar não abre a porta

não abre a cela

não salva o foco

de tuas chagas.

Falar só salva, salvo

se o outro

do outro lado

fale por tua boca:

- a fala pouca

que te dissolve

a arma pura

desta amargura

que não resolve.



Mário Chamie*
Mário Chamie *(Cajobi, 1 de abril de 1933 - São Paulo, 3 de julho de 2011) foi um poeta e crítico brasileiro. Era formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Foi secretário municipal de Cultura de São Paulo e criou a Pinacoteca Municipal de São Paulo, o Museu da Cidade de São Paulo e o Centro Cultural São Paulo.

Com seu livro Lavra Lavra, de 1962, instaurou o "poema-práxis". Mário Chamie é um nome muito importante na história das vanguardas surgidas no final da década de 1950, como dissidente do concretismo e fundador da "poesia-práxis". Tem mais de 140 obras publicadas e traduzidas em 57 idiomas. Gilberto Freyre escreveu sobre Chamie: "A criatividade se apresenta tão dele e tão não somente dele que é como se palavras, ou relações entre palavras, nascessem com ele, como se fossem de todo inventadas".

Foi professor convidado a dar aulas e palestras em diversas universidades pelo mundo, como Harvard, onde deu aulas para o astro da música Jim Morrison, vocalista da banda The Doors, de quem guarda até hoje uma coleção de cartas que este lhe enviara. Chamie dava aulas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e era locutor do programa 50 por 1, exibido pela Rede Record e apresentado por Álvaro Garnero.

Foi casado por muitos anos com a falecida Emilie Chamie, famosa por seus trabalhos gráficos de divulgação de peças publicitárias. Participou do Projeto da Academia Paulista de Letras (da qual foi membro) "Escritor na Escola", ministrando duas palestras sobre o ritmo da fala na poesia escrita, nos colégios EE. Prof. Narbal Fontes e EE. Dr. Octávio Mendes.

O poeta morreu em 3 de julho de 2011, no Hospital Oswaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário